terça-feira, 26 de abril de 2011

Açude Orós deve sangrar nesta terça-feira


Está prevista para a noite desta terça-feira (26) o início da sangria do açude Orós, em Orós, na região Centro-Sul, a 410 quilômetros de Fortaleza. O reservatório é o segundo maior de todo o Ceará e amanheceu nesta terça com 99,2% de seu volume máximo.

Faltam somente sete centímetros para o Orós encher, aponta a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, Vandiza Sucupira. "A gente acredita que sangre a partir de hoje (terça) à noite e amanheça sangrando já amanhã (quarta)", alerta.

A sangria do Orós, ainda em abril, será uma previsão acertada da Cogerh. No último dia 20 o órgão havia indicado a expectativa de que o volume máximo fosse atingido ainda este mês, como mostrou com exclusividade o Diário do Nordeste Online.

O açude barra a água do rio Jaguaribe. Toda a água armazenada pode ser usada para abastecimento humano e plantio irrigado, entre outras funções.

Cheia no Orós

Nas últimas semanas as chuvas se intensificaram na região e o açude Orós eleva diariamente o seu volume. No último domingo (24) o percentual de armazenamento era de 95% e, na segunda-feira (25), já estava em 98%, conforme estatísticas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh). Na manhã desta terça, em medição às 7 horas, é de 99,24% o percentual.

Visitação

O Orós costuma atrair turistas e curiosos à sua barragem, principalmente nos períodos de sangria. A gerente da Cogerh lembra que, em 2009, o reservatário sangrou por mais de 100 dias. Visitantes do Ceará e até de outros estados passaram pelo açude.

Outros açudes

Dados da Cogerh indicam que, na manhã desta terça-feira, há 37 açudes sangrando no Ceará e outros 18 com mais de 90% de seu volume máximo.

A Cogerh monitora diariamente todos os açude públicos do Ceará. São mais de 100 reservatórios, com medições diárias. Nas maiores barragem as medidas são tiradas duas vezes ao dia.

Diário do Nordeste

Endireitado Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário