segunda-feira, 25 de abril de 2011

Brasil é líder "natural" na América Latina, diz Itamaraty

O Brasil se vê como uma "liderança natural" na América Latina e não acredita que haja um conflito de interesses na região com a criação de um novo bloco econômico entre Peru, Colômbia, Chile e México, chamado de AIP (Área de Integração Profunda).

Segundo o porta-voz do Itamaraty, ministro Tovar Nunes, "o Brasil não tem nenhuma pretensão hegemônica [na América do Sul], mas temos pelo nosso tamanho, pelo nosso histórico de paz, interesse de, em cooperação com os outros países, promover essa área de paz e prosperidade".

Reportagem publicada nesta segunda-feira (25) na Folha informa que no próximo dia 2 de maio, os quatro países oficializam a criação da AIP, que tem como um dos objetivos se contrapor ao poder regional do Brasil e do Mercosul.

"Nós queremos levar os outros [países da região] para essa prosperidade, para esse crescimento econômico que a região tem demonstrado, com inclusão social", afirmou Nunes. Na manhã desta segunda-feira, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, se encontrou com Maria Emma Mejía, que assume o cargo de secretária-geral da Unasul (União Sul-Americana de Nações), no próximo mês, e reforçou a importância do entrosamento entre os países da região;

Folha Online
Endireitado Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário