terça-feira, 26 de abril de 2011

ONU critica Brasil por desalojamentos em cidades sede da Copa 2014

Relatora Raquel Rolnik afirma que Brasil está "fora de curso" para sediar o evento.

Por: Luciano Augusto

A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, criticou nesta terça-feira (26), o processo de remoção de moradores em cidades sede da Copa do Mundo 2014, e alertou que as famílias estariam recebendo ofertas limitadas de indenização.

A relatora contou que recebeu várias alegações sobre despejos, remoções e desalojamentos de moradores que levariam à violação dos direitos humanos. Segundo ela, o problema é ainda mais grave quando as propriedades estão sendo valorizadas por causa dos eventos esportivos, e citou as cidades de Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Natal.

Através de comunicado divulgado em Genebra, sede do Conselho de Direitos Humanos das Unidas, Raquel Rolnik afirmou que o Brasil está "fora de curso" para sediar a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016, e disse que enviou uma carta ao governo brasileiro, em dezembro, mas que ainda não recebeu nenhuma resposta sobre o assunto.

*Com Folha.com

Ceará Agora

Endireitado Leandro



Nenhum comentário:

Postar um comentário