sexta-feira, 13 de maio de 2011

Frei faz declaração polêmica

A escolha de Quixeramobim para sediar novo Hospital Regional desagradou frei Amilton dos Santos

Canindé O pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, neste Município, frei João Amilton dos Santos, declarou estar revoltado com as autoridades de Madalena e com o Conselho de Saúde, que optaram pela construção do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) em Quixeramobim. Em tom de revolta, o religioso afirmou que serão tomadas medidas drásticas e que pacientes de Madalena só serão atendidos em Canindé em último caso, e que estes deverão procurar o caminho de Quixeramobim.

As declarações do pároco em relação à decisão do Município de Madalena em votar em Quixeramobim para sediar o Hospital Regional surtiram efeito de uma bomba. "Sou o presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco e agora vamos exigir respeito pelo nosso trabalho na região´´, enfatizou o frei.

"As causas de saúde da cidade ficaram para último plano. Não irei admitir esse tipo de tratamento. Todas as questões relacionadas aos atendimentos de urgência, emergência, hemodiálise, exames, saúde preventiva de Madalena são feitos em Canindé. Vamos realizar uma reunião com o Conselho Hospitalar e traçar metas. O atendimento aos pacientes de Madalena, a partir de hoje, terão critérios´´, disse frei João Amilton.

"Agora que tínhamos a oportunidade de mudarmos as condições de saúde da região, somos traídos. É bom que a população de 18.085 habitantes de Madalena já comece a se acostumar com a estrada para Quixeramobim, porque em Canindé só em último caso´´, avisou o frei.

Ele disse que agora a luta será para que o governador Cid Gomes instale a tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional São Francisco, garantindo também os equipamentos.

Mesmo depois da votação da sede do Hospital do Sertão Central, na última segunda-feira, em Fortaleza, era fácil encontrar um ônibus de Madalena parado em frente ao Hospital Regional São Francisco. O veículo é o primeiro a chegar à cidade todos os dias. Estavam parados ainda uma Parati da Secretaria de Saúde de Independência e um Fiat Uno da cidade de Novo Oriente, que ficam nos Sertões de Crateús.

Serviços básicos

A população de Madalena é atendida em diversos serviços bancários mantidos em Canindé. Entre eles: INSS, comércio, Secretaria da Fazenda, Microrregional da Saúde, consórcios de saúde e do lixo, 4º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Civil, Ministério do Trabalho, Território da Cidadania, Instituto Agropolos, Sine-IDT, Coordenadoria Regional de Educação (Crede 7), Perícia Forense do Ceará entre outros serviços básicos de nível Estadual e Federal. Isso sem falar que é cortada pela BR-020 no fácil acesso para Fortaleza.

A reportagem tentou contado com o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, mas a ligação não completava ou dava sinal de ocupado.

MAIS INFORMAÇÕES

Paróquia de São Francisco das Chagas, Município de Canindé
Praça da Basílica, S/N
Telefones: (85) 3343.0017/3343.0774

Antônio Carlos Alves
Colaborador

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário