quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ivo: "Há uma década eu vivo a URCA"


Há uma década eu vivo a URCA!

Em janeiro de 2001, aos 17 anos fiz o Vestibular e tive que estudar fora como tantos iguatuenses.
Escolhi cursar o Curso de Direito da URCA em Crato, e enfrentei várias dificuldades, uma vez que não é fácil ter de sair de casa, sem emprego, a família sem condições financeiras, sem experiência para o primeiro emprego, por muitas vezes pensei que não concluiria o curso.
Sempre envolvido com as questões religiosas e com os movimentos sociais, comecei o meu ativismo político na Militância estudantil e na defesa da Universidade Pública e Gratuita. Encontrei no Professor Plácido Cidade Nuvens além de uma grande amizade, um Mestre do qual aprendi a ser discípulo. Um histórico defensor da URCA, um de seus fundadores.

Em 2003, pela primeira vez na história aconteceu a Consulta que elegeria o Primeiro Reitor eleito da Universidade. Professor Plácido se candidatou e foi o primeiro colocado na disputa. O Governador à época não respeitou a vontade da Comunidade Acadêmica e nomeou o Terceiro Colocado: o Professor André Herzog.
A comunidade caririense não aceitou de pronto o desrespeito e fez uma grande greve, professores, alunos e funcionários tomaram a Reitoria por mais de 30 dias, quando o Batalhão de Choque, invadiu a Reitoria, sem ordem judicial e expulsou a Comunidade Acadêmica da URCA.

À revelia da Comunidade Acadêmica o Reitorado de André Herzog foi conturbado. Sem nenhum investimento de grande monta a registrar, a gestão 2003-2007 criou vários cursos pagos, entre eles os cursos de Direito, Enfermagem, Ciências Econômicas e Educação Física.

Neste período estava eu à frente da União Iguatuense de Universitários, preocupado com a expansão do Ensino Superior em Iguatu. Sempre a Comunidade Iguatuense ansiou por mais cursos superiores no Município. A liderança política do Deputado Agenor Neto conseguiu sensibilizar o Reitor Herzog, com o aval do Governador Lúcio Alcântara para a instalação de uma Unidade Descentralizada da URCA em Iguatu.
A preocupação de Agenor com o ensino superior sempre foi inconteste. Não há notícia na história recente que tenha havido expansão de Universidades em nível de Estado do Ceará. A instalação dos cursos da URCA em Iguatu foi sem dúvidas uma vitória. Sem olvidar que o mesmo concedeu algumas bolsas, quando se elegeu prefeito, o que minorou as despesas de algumas famílias que passavam por dificuldades para estudar na URCA em Iguatu, pois tinham que pagar um salário mínimo.

Como representante dos estudantes, mantive a postura de defendê-los. Jamais me manifestei contrário a instalação da URCA em Iguatu. Sempre mantive foi uma postura aguerrida contra as famigeradas taxas de manutenção dos cursos, que beiravam o salário mínimo.
Grandes manifestações aconteceram à época. Problemas na prestação de contas, aplicações de recursos colocadas em dúvida e um questionamento sincero da dualidade de tratamento, uma vez que no Cariri sempre foi gratuito, a URCA é uma fundação pública e no Iguatu se cobrava mensalidades, foram o vetor da luta e da moblização pela gratuidade da URCA em Iguatu.

Em 2006, encontramos ressonância no então candidato a Governador Cid Gomes. Em todos os comícios estávamos presentes, conversamos detidamente sobre o assunto e ele se comprometeu publicamente em transformar a URCA em Iguatu gratuita.

Terminei o meu curso no mesmo 2006, em meio a uma Comunidade Acadêmica decepcionada com a Gestão Herzog e ansiosa por mudança. Foi quando motivamos o Professor Plácido a se candidatar novamente. Já alcançado pela idade, não fugiu à luta. Se candidatou em 2007 e ganhou nos três segmentos: Professores, Alunos e funcionários.

Com o meu apoio, do meu grande amigo e companheiro de luta, Ramon Gabriel, Iguatu deu uma vitória expressiva ao Professor Plácido. Alcançamos 95% da votação dos alunos matriculados na URCA em Iguatu.

Recém – formados em Direito os professores José Ivo e Ramon Grabriel, receberam do Reitor Prof. Plácido uma tarefa. Pela primeira vez colocou na Unidade Descentralizada da URCA em Iguatu, iguatuenses de nascimento e de residência. Foram nomeados Diretor Administrativo – Financeiro e Coordenador do Curso de Direito, respectivamente.

“Foi impactante! Recebemos uma dura tarefa de vencer os desafios de uma URCA que a administração anterior deixou no mínimo combalida. Encontramos aqui uma inadimplência girando em torno dos 70%, salários e impostos em atraso, e a nossa fundação de gerência financeira, a FUNDETEC, ameaçada de falir. Além do que uma Comunidade Acadêmica desesperançosa.

Jamais fugimos à luta. A Reitoria do Professor Plácido saneou as contas da FUNDETEC, e deu um choque de gestão à Universidade. Planejar foi a meta dos primeiros meses, aliado à operacionalização da tão sonhada gratuidade. Em 10 de Março de 2008, o Governador Cid Gomes esteve no Colégio São José, para anunciar que a partir de então nenhum aluno de Iguatu pagaria mais mensalidades para estudar”.

A modalidade inicial de custeio, que durou três anos foi a Bolsa para os alunos, a qual hoje o Trubunal de Contas considera que deve ser substituída imediatamente e concede prazo para que o Governo do Estado faça Concurso Público em um ano.

A partir de 2008, recebi mais uma incumbência do Professor Plácido, passei a presidir a URCA em Iguatu, com a tarefa de imprimir qualidade aos cursos.

Começamos pelo Vestibular que o tornamos Unificado. O Curso de Economia estava fechado com uma matrícula de 16 alunos. Há dois anos não havia Vestibular para Educação Física; saltamos de 423 alunos para 1247 alunos na nossa gestão, só em Iguatu, estudando totalmente de graça; 60% de nossa matrícula é de egressos da Escola Pública; Já aprovamos na OAB mais que o Campus do Crato e a URCA tem a maior aprovação do Ceará. Demos a dimensão de regionalidade à nossa Unidade, abrindo Campo de Estágio para Enfermagem em Quixelô, Acopiara, Várzea Alegre, Icó e Jucás, além de consolidar o Estágio no Hospital Regional, Casa de Saúde e implementar a Enfermagem na Comunidade, nos nossos estágios nos PSF’s. Já recebemos mais de 12 milhões do Governo do Estado em 03 anos para o Custeio da Gratuidade. Nossos professores que em 2007 a sua maioria era de graduados, hoje se compõe de especialistas e com progressão crescente em cursos de Mestrado e Doutorado. Chegaremos ao fim deste ano a ter mais de uma dezena de Mestres. Nossos egressos se destacam nas aprovações dos Concursos Públicos, qualificamos os professores do Ensino Fundamental do Município, através do Curso de Educação Física. A nossa inscrição no Vestibular é de, em média, 1300 alunos por processo seletivo. Criamos a primeira experiência do Núcleo de Prática Jurídica para atendimento à Comunidade Carente. Vários estagiários de nível superior colocados à disposição do Setor Produtivo e da Sociedade são alunos da URCA.

São muitas as realizações. O rol acima é meramente exemplificativo. A busca do querer mais sempre foi incessante. Há quase 07 anos utilizamos as dependências do Colégio São José para as nossas atividades. O Curso de Economia desde a sua restauração funciona em um espaço cedido, e já não temos estrutura compatível para as atividades acadêmicas.

Quando soubemos que era desejo do Governador Cid Gomes instalar uma FATEC em Iguatu. Mais uma vez fomos à luta! Sugerimos ao Cid que agregasse ao Projeto FATEC a necessidade de estrutura física para a URCA e também para a UECE.
Fomos a diversas audiências com o Governador e participamos de diversos Governos Itinerantes.
Sensibilizamos o Governador! Vamos ter Casa Própria! O Governador em 2009 desapropriou a CIDAO e em 2010 iniciou a Construção do Campus Multiinstitucional, com mais de 40 salas de aula, laboratórios, ginásio coberto, piscina coberta, sala de ginástica, de lutas e de danças, Gabinetes para os professores, espaços para a Coordenação e Direção.

Estamos em mais um Processo Eleitoral! No dia 26 de Maio elegeremos a Reitoria para o próximo quatro anos. Apóio a Professora Otonite Cortez porque é chegada a hora de fortalecer a URCA ainda mais. A luta pelo Concurso Público é a meta incessante do próximo mandato. E entre outros projetos buscaremos:

01. Considerar a Unidade Descentralizada como elemento importante do todo orgânico que é a Universidade Regional do Cariri - URCA;
02. Alçar a Unidade Descentralizada a altura de Campus Universitário com o reconhecimento de suas instâncias administrativas e assento nos Conselhos Universitários, Colegiados de Centro, CONSUNI e CEPE;
03. Consolidar a luta por Concurso Público para Professores e funcionários da Unidade;
04. Criar a Reitoria Itinerante para possibilitar a presença no Campus da Reitoria e do Colegiado de Pró - Reitores pelo menos uma vez por mês;
05. Desejo de marcante presença da PROEX e da PRPGP para a implementação de políticas em extensão e pesquisa.
06. Destinação de bolsas de ensino, pesquisa e extensão para os alunos das Unidades Descentralizadas.
07. Implementar mecanismos para acompanhar e acelerar as obras do Campus Multiinstitucional;
08. Implementar mecanismo de acesso para os professores da Unidade em Cursos de Mestrado e Doutorado, mesmo antes da realização do Concurso Público;
09. Inserir definitivamente a presença do Centro - Sul na dinâmica da URCA, inclusive em sua nomenclatura;
10. Criação de núcleo da Ouvidoria na Unidade Descentralizada;
11. Destinação de parcela de recursos oriundos da inscrição do Processo Seletivo Vestibular, daqueles que optaram pelo Campus de Iguatu, para a compra de equipamentos;
12. Instalar definitivamente o Conselho de Ética em pesquisa para o acompanhamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Unidade;


A nossa vida tem sido a URCA, por isso o nosso trabalho nos dá motivação para pedir o Voto na Chapa 01 e darmos continuidade ao trabalho desenvolvido.

Agora é Otonite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário