sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quixeramobim vence votação e fica com Hospital Regional do Sertão Central


O Hospital Regional do Sertão Central será construído no município de Quixeramobim. A decisão aconteceu em votação histórica, com as presenças do governador Cid Gomes e do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, na manhã desta segunda-feira, 9, no Centro de Convenções de Fortaleza, envolvendo 16 dos 20 municípios que passam a pertencer à nova Macrorregião de Saúde do Sertão Central. Quixadá, Canindé e Boa Viagem, além de Quixeramobim, municípios candidatos a receber o Hospital, não tiveram direito a voto. Com maioria de 61,20% dos votos, Quixeramobim ganhou a votação, sem necessidade de realização de segundo turno. Quixadá ficou com 19,87% dos votos, Canindé 17,51% e Boa Viagem 1,42%.

Os 32 eleitores dos 16 municípios votantes – o prefeito municipal, para manifestar a posição do Conselho Municipal de Saúde, e o presidente da Câmara, com a decisão dos vereadores – foram chamados um a um pelo governador Cid Gomes. Os votos eram imediatamente computados e totalizados automaticamente por um sistema exibido em dois telões. Cada voto dava ao município candidato uma votação equivalente à população do município votante. Quixeramobim conquistou os votos fechados dos conselhos municipais de saúde e câmara dos vereadores de sete município, mais o voto do conselho municipal de saúde de Arneiroz. Quixadá teve os votos fechados de quatro município e Canindé de três. Boa Viagem teve o voto da Câmara dos Vereadores de Arneiroz. O município de Tauá, que havia retirado sua candidatura, absteve-se de votar.

Antes do início da votação, as torcidas de Quixadá e Quixeramobim se destacavam. “Hospital em Quixadá, esse é o melhor lugar”, gritava um lado do auditório do Centro de Convenções. “Saúde no sertão, Quixeramobim é a solução”, respondia o outro. Para a formação da mesa, o governador Cid Gomes chamou os prefeitos dos quatro municípios candidatos – Fernando Assef, de Boa Viagem, Cláudio Pessoa, de Canindé, Rômulo Carneiro, de Quixadá, e Edmilson Junior, de Quixeramobim. Durante a votação, a cada voto pronunciado, as torcidas se manifestavam com gritos e palmas.
Concluída a votação, Cid Gomes anunciou o resultado, declarando Quixeramobim como sede do Hospital Regional do Sertão Central. Em seguida, o governador explicou à imprensa que a votação foi a forma mais democrática e transparente para a escolha da sede do hospital, já que a Macrorregião de Saúde do Sertão Central é nova e ainda não tem o que ele chamou de “capital”. As três macrorregiões de saúde já existentes têm suas sedes em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. A Macrorregião de Saúde do Sertão Central é formada pelas microrregiões de saúde de Canindé e Quixadá, desmembradas da Macrorregião de Fortaleza, e pela microrregião de Tauá, desmembrada da Macrorregião de Sobral.

Cid Gomes reafirmou que o Hospital Regional do Sertão Central será construído com recursos do Tesouro do Estado, com investimento estimado entre R$ 50 e R$ 70 milhões. O novo hospital terá perfil terciário, semelhante ao Hospital Regional do Cariri (HRC), já inaugurado em Juazeiro do Norte. O governador disse que o projeto do HRC será aproveitado e adaptado ao terreno oferecido pela Prefeitura de Quixeramobim. O projeto do novo hospital, previu o governador, ficará pronto no segundo semestre deste ano para que seja aberto o processo de licitação. Cid Gomes estimou entre 18 e 24 meses o prazo para a entrega do Hospital Regional do Sertão Central. Cid disse ainda que com a construção da nova unidade se coloca em prática uma política traçada pela atual gestão em tornar o Ceará um Estado referência na área da Saúde.

O hospital de alta complexidade atenderá aos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.
Segundo o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a nova 4ª macrorregião de saúde surge para que os problemas de saúde da população, da alta complexidade, sejam resolvidos na própria região, mais perto de onde as pessoas moram. O Sertão Central é a terceira região a receber um hospital de alta complexidade do governo do Estado. Além do Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, está em construção e deve ficar pronto até o final deste ano o Hospital Regional Norte, em Sobral. Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário