sexta-feira, 13 de maio de 2011

PV registra desagravo a Marina após polêmica do Código Florestal


O PV registrou na noite desta quinta-feira (12), na Câmara Federal, nota de desagravo à ex-senadora Marina Silva. No comunicado, o partido de Marina afirma que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), fez uma acusação caluniosa e injusta ex-ministra do Meio Ambiente.

O PV acusa o deputado de ser duplamente injusto ao acusar Marina de usar seu Twitter para dizer ele havia fraudado o seu relatório do Código Florestal e pela "demonstração de desequilíbrio e falta de preparo para o exercício de função tão importante"--a de relator do código. Aldo acusou Fabio Vaz de Lima, marido da ex-senadora, de "fraudar o contrabando de madeira".

A nota afirma que a acusação ao marido de Marina é uma inverdade. "Quando Marina Silva era Ministra do Meio Ambiente... foi alvo de calúnias, denúncias vazias e dossiês. O objetivo dessas ações era deter Marina Silva e parar o trabalho de investigação e combate a tais crimes. Na maioria dessas investidas, buscava-se envolver o nome do marido da ex-senadora."

O Ministério do Meio Ambiente havia feito um convênio com uma entidade da sociedade civil, a FASE, para dar destinação ao mogno apreendido na gestão anterior. Convênio aprovado pelo Ministério Público e chancelado por um juiz federal, pois a apreensão estava ajuizada. Com os recursos obtidos com a comercialização da madeira foi criado um fundo que apoia projetos socioambientais na Amazônia. A comprovação da correta destinação dos recursos está disponível na internet para o escrutínio de todos e conta ainda com o permanente acompanhamento do Ministério Público Federal.

Na ocasião, acusaram o marido de Marina de participar indiretamente do convênio como Secretário Executivo do GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), uma rede de mais de 600 entidades da Amazônia à qual a FASE é ligada. Mas o marido da ex-Ministra, já havia deixado a instituição há quatro anos.

"Entendemos que o ataque desferido por Aldo Rebelo contra a honra de Marina Silva e seu marido atinge também a todo homem e mulher de bem de nosso país, todos que prezam e defendem a ética e a justiça nas relações humanas e, sobretudo, no espaço da política e da atuação do Estado. Portanto, nossa iniciativa não se destina a desagravar apenas essas duas pessoas, mas valores e princípios que devem ser a base de toda nossa organização social", encerra a nota.

ENTENDA

Na quarta-feira (11), Aldo Rebelo acusou a ex-ministra de ter dito pelo Twitter que ele fraudou o texto do Código Florestal. Irritado, esbravejou: "quem fraudou contrabando de madeira foi o marido de Marina Silva".

Ontem, o relator disse estar "arrependido" do tom dos ataques à ex-senadora Marina Silva e seu marido.

"Depois fui ver que ela não tinha escrito isso. É que meu celular não tem Twitter", disse à Folha.

Marina disse ter visto pegadinhas no texto, mas não fez referências a fraudes.

Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário