terça-feira, 31 de maio de 2011

Tá mais do que na hora...

Projeto de lei na Câmara Federal quer determinar uso racional de água

Desperdício de água é preocupante
A economia no consumo de água pode, em breve, se tornar um compromisso assumido pelos brasileiros em lei. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara acaba de aprovar uma proposta do Senado ( PL 6466/2009 ) para que a Lei Nacional do Saneamento Básico incentive a adoção de equipamentos sanitários que contribuam para o uso racional de água pelos usuários. O projeto ainda deve ser analisado pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça. A mudança na lei é bem-vinda, na avaliação do coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, Samuel Barreto.
"Todas as iniciativas que visem o uso eficiente da água, promover o melhor uso desse recurso tem que ser apoiada. (...) Vou dar um exemplo. Se cada pessoa reduzir em 1 minuto seu tempo de banho, você economiza, pelo menos, de três a a seis litros de água. Calcula pelo número de habitantes que moram no Distrito Federal, mais de dois milhões e meio de pessoas. Na região metropolitana de São Paulo, com quase 20 milhões. É uma escala significativa."
O argumento coincide com o posicionamento do relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente, deputado Toninho Pinheiro, do PP mineiro. "A gente sabe que a água é um recurso limitado. É preciso, quando a gente fala em questão de água, saneamento básico, qualquer ação que a gente puder fazer para ajudar em alguma coisa, é importante."
Segundo o WWF-Brasil, o desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e a casa das pessoas. Fonte: Ana Raquel Macedo

Iguatu Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário