sexta-feira, 13 de maio de 2011

Notas Regionais

ACOPIARA
Câmara de Acopiara poderá votar título de Persona Non Grata a radialista Lindomar Rodrigues



Parece que na região ainda se percebe resquícios do militarismo quando alguns políticos não aceitam que a imprensa use do seu outorgado poder de expressão, tão alardeado pela nossa Carta Magna e por conta disso querem "barrar" essa condição sine qua non que é condicionada à função do jornalismo. A Câmara Municipal de Acopiara está com um projeto tramitando no Poder Legislativo de Acopiara e que deverá ser apreciado pelos vereadores na próxima semana, concedendo o título de "Persona Non Grata", ao radialista Lindomar Rodrigues. No caso em tela, esse tipo de atitude é grotesca, que beira a arrogância quando uma classe, no caso, dos políticos (vereadores de Acopiara) que estão como representantes do povo, condicionar tal ação. A imprensa é livre para expressar suas idéias e, quando um grupo de políticos não aceita determinadas críticas, fere o princípio da democracia tão bem colocada nos artigos da Constituição Federal de 1988. De acordo com informações do próprio radialista o motivo seria as constantes críticas feitas neste espaço contra o legislativo acopiarense relatando o fraco desempenho de alguns parlamentares. Ele afirmou ainda que dos dez vereadores, apenas três, demonstraram mais interesse em votar a favor do projeto, dentre eles, Elias Mandu (PT), Sheila Diniz (PSDB) e Delane Gaspar (PSDB). O que se percebe é que muitos políticos não aceitam críticas por suas atuações e com isso quer usar de artifícios há muito tempo abolidos do nosso meio que é tolher o direito da expressão. A ditadura foi um péssimo exemplo que ainda hoje macula a nossa história e querer usar desses artifícios, os vereadores estão, no mínimo, utilizando como espelho, um exemplo que não colabora para a democracia e faz com que essa classe política de Acopiara entre num retrocesso sem precedentes. Querer calar a voz da imprensa com atitudes como essa de votar um projeto de "Persona Non Grata" a um membro da imprensa é um péssimo exemplo à sociedade e ao princípio democrático. Lamentável.

Iguatu Diário

ICÓ
SESA abre inscrições para Policlínica de Icó

A Secretaria da Saúde do Estado abre inscrições para a seleção de 340 profissionais para as novas unidades de saúde de oito microrregiões de saúde.

A Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-CE), junto aos consórcios públicos de saúde das microrregiões de Aracati, Baturité, Cascavel, Crato, Icó, Itapipoca, Sobral e Tauá, estará com inscrições abertas para o processo seletivo das policlínicas na segunda-feira, 9 de maio, até quarta-feira,dia 18.

A seleção constará de duas etapas – prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (de caráter apenas classificatório). Em Icó, são oferecidas 39 vagas, sendo 37 para ampla disputa e 2 para deficientes físicos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, através do site da ESP-CE (www.esp.ce.gov.br).Ali estão disponíveis os editais, a ficha de inscrição e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição.

São oferecidas vagas para os seguintes profissionais de saúde: Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico em Radiologia, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, além de Médicos Especialistas em Clínica Médica.

Além disso, vagas para Cirurgia Geral, Traumatologia e Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Radiologia/Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cardiologia/Ergometria, Cardiologia/Ecocardiografia, Mastologia.

Icó Agora Notícias

VÁRZEA ALEGRE
Cid Gomes inaugura escola profissionalizante e delegacia

"O governador Cid Gomes realiza hoje um sonho de muitos anos de 40 mil varzealegrenses". A declaração do prefeito do município de Várzea Alegre, José Helder, foi em agradecimento aos investimentos que o Governo Estadual está executando naquele município. Na noite Desra sexta-feira (6) o governador Cid Gomes entregou à população a Escola Estadual de Educação Profissional e uma nova delegacia de polícia integrada ao destacamento da Polícia Militar. Milhares de pessoas compareceram a solenidade, entre elas o deputado federal Domingos Neto, o deputado estadual José Sarto, além de diversos prefeitos da região do Cariri e Centro Sul.


Durante a solenidade, Cid Gomes ressaltou que as ações são frutos do compromisso assumido em estruturar melhor os municípios. Na segurança, por exemplo, até o fim deste ano de 2011, 50 novas delegacias de policia equipadas para intensificar a segurança no Interior do Estado serão inauguradas. Escolas de ensino profissionalizante, serão até dezembro 128 novas escolas. Todas elas com laboratórios, salas de aula, quadras esportivas, biblioteca, teatro de arena e áreas administrativas. A unidade de Várzea Alegre atenderá 180 jovens por ano. "Sou muito grato ao povo do Ceará e por isso me empenho e não me canso de trabalhar para ajudar ao nosso povo", destacou.


Para a construção da escola e a aquisição de todos os equipamentos,o Governo do Estado investiu R$ 8,6 milhões. A Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Iran Costa fará parte da 17ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da educação (Crede), sediada em Icó. Será a segunda na região com a oferta do mesmo nível de ensino. Para a secretária da Educação, Izolda Cela, a construção da escola é apenas o início o trabalho. A meta, segundo ela, é além de oferecer o ensino, elevar a qualidade do ensino. A titular da educação acrescentou que é fundamental o papel das famílias na educação dos jovens.


O prefeito, visivelmente emocionado, agradeceu ao Governador a confiança e declarou: "O senhor que tem a vocação de homem público está conseguindo fazer o Ceará se tornar um novo estado, sendo respeitado em todo o Brasil". José Helder também lembrou que com a escola os jovens do município terão oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho, diminuindo os problemas sociais do Interior.

Iguatu Notícias





Nenhum comentário:

Postar um comentário