segunda-feira, 16 de maio de 2011

Iguatu que se cuide...

´Pró-UFC´ ganha força em Limoeiro

Clique para Ampliar

Reunião da Comissão pela instalação de campus da UFC, em Limoeiro, com presença de várias instituições
FOTO: JOTA DAMASCENO

Sociedade civil do Vale do Jaguaribe se organiza, em reunião, para pleitear unidade descentralizada da UFC

Limoeiro do Norte A campanha pela instalação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Vale do Jaguaribe, ganha mais força. Várias entidades da sociedade civil, além de estudantes, participaram de reunião na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, para discutir a vinda dessa unidade educacional. De acordo com a Prefeitura Municipal, deputados federais se comprometeram a propor emendas parlamentares para custear a obra. A reitoria da universidade afirma que não há previsão de instalação de um novo campus, o que só se daria após a conclusão da atual fase de expansão, com prazo até 2013.

Em Limoeiro do Norte, é justamente sua "tradição em educação" argumento aliado para justificar a vinda de um campus. Limoeiro possui unidade descentralizada da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), além de escolas de ensino médio frequentadas por estudantes de outras cidades - alguns se deslocam até 100 km diariamente para estudar. Ou seja, a cidade tem suporte para o recebimento de alunos, e um campus da UFC traria cursos que não são oferecidos, como Direito, Odontologia e Medicina, por exemplo. Da reunião na última sexta-feira, também participaram vereadores de outros Municípios, o prefeito João Dilmar e os deputados estaduais Dedé Teixeira e Antônio Granja.

A comissão "Pró-UFC" de Limoeiro foi a primeira a se manifestar oficialmente como uma reunião de entidades de apoio à causa. O advogado Charles Lourenço conclamou as instituições do Município e enviou solicitação, no ano passado, ao então presidente Luis Inácio Lula da Silva, solicitando a realização de um estudo técnico para se medir a viabilidade de um campus. Mas na prática isso tem que ser discutido com o Núcleo de Expansão da UFC.

"Ao contrário de Russas, que enfatizou que o campus seja lá, entendemos que o mais importante é que ele venha para o Vale do Jaguaribe, e só depois a própria reitoria fazer um estudo técnico e avaliar o melhor lugar", afirmou Charles Lourenço. Os Municípios de Russas e Aracati, ambos também do Vale do Jaguaribe, organizaram-se para reivindicar o campus. Em Russas, já aconteceu mobilização estudantil pelas ruas e debate na Câmara Municipal.

Adiamento

Mas pode ficar para 2013 a decisão sobre o destino de um campus avançado da UFC. É certo que desde 2006 a universidade está se expandindo no interior, pelos Municípios de Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral e Quixadá. Mesmo depois de Cariri, Zona Norte e Sertão Central, o reitor diz que nada está definido sobre o campus na região jaguaribana, muito menos qual Município sediará o pleito.

Mesmo os três campi já instalados no interior ainda estão em fase de construção das obras e de aquisição de equipamentos. Os recursos para a infraestrutura destes campi ainda são negociados por meio de emendas parlamentares, além do próprio orçamento da UFC. De acordo com o reitor, Jesualdo Farias, o cronograma para a consolidação da infraestrutura segue até 2013. "Antes disso, não há a menor possibilidade de iniciarmos outro campus no interior", aponta.

Melquíades Júnior
Colaborador

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário